Aparelhos Ortodônticos




São dispositivos de diversos materiais, que tem como objetivo tratar a doença má oclusão, ajudando no alinhamento dos dentes e correção do posicionamento da maxila e mandíbula.

Podem ser utilizados desde a infância como forma de prevenção, até a idade adulta mais avançada, auxiliando no preparo para colocação de implantes, permitido a abertura de espaços e desinclinando dentes.

Atualmente com o advento da tomografia e diagnóstico em 3D, o planejamento ortodôntico, principalmente de casos complexos, ficou mais precisos e previsíveis, aumentando as chances de sucesso e satisfação do paciente.

Outra evolução da ortodontia nos últimos anos, para o tratamento de adolescentes e adultos, são os microparafusos e principalmente as miniplacas, que proporcionam um ponto de apoio fixo no osso, possibilitando o tratamento de casos com pouco espaço para os dentes, evitando a tão usada extração de dentes, principalmente dos pré molares, e muitas outras possibilidades.

Se a complexidade da má oclusão envolver as bases ósseas (maxila e mandíbula) de um paciente adulto, um cirurgião bucomaxilo será envolvido no planejamento do caso e a necessidade de uma cirurgia ortognática será estudada.

Novas opções de tratamento com planejamento digital usando alinhadores, aparelhos transparentes e removíveis.